Urandir Fernandes de Oliveira ministra palestra no Plenário do TCE-MS


Nessa quinta-feira (28/03), o Presidente de Dakila Pesquisas Urandir Fernandes de Oliveira, ministrou a palestra “Anomalia dos Astros e Biossistema Reverso” no Plenário do TCE-MS, durante a edição do “Seminário de Vereadores 2019”. Estiveram presentes mais de 200 pessoas, contando com representantes de mais de 30 municípios do Mato Grosso do Sul.

 

Vereadores recebem capacitação em Seminário no TCE-MS

Link original da matéria no site do TCE-MS: (clique aqui)

O evento que tem como objetivo promover orientação aos vereadores dos municípios do Estado e auxiliar em suas administrações para a boa e correta aplicação do dinheiro público, e ampliar o diálogo institucional entre a Corte de Contas e os gestores públicos, é uma iniciativa da União das Câmaras de Vereadores (UCVMS) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Escola Superior de Controle Externo (ESCOEX).

A edição do “Seminário de Vereadores 2019” teve início na manhã desta quinta-feira, 28 de março e conta com mais de 200 participantes, reunidos no Plenário do TCE-MS, entre eles estão vereadores, presidentes de Câmaras e técnicos representantes de 34 municípios do Mato Grosso do Sul.

Na cerimônia de abertura, a mesa do encontro foi composta pelo Presidente do TCE-MS, Conselheiro Iran Coelho das Neves, pelo Vice-Presidente, Conselheiro Flávio Kayatt, o Corregedor-Geral, Conselheiro Ronaldo Chadid, o Diretor-Geral da ESCOEX, Conselheiro Waldir Neves, Conselheiro Marcio Monteiro, o Presidente da UCVMS, vereador Jeovani Vieira dos Santos, o Presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti.

Representando o Governador do Estado Reinaldo Azambuja, esteve o Secretário-Adjunto de Estado, Flávio César Medes de Oliveira. Compondo a mesa esteve, também, o deputado estadual Herculano Borges, que na ocasião representou o presidente da Assembleia legislativa, Paulo Corrêa, o corregedor titular da Assembleia Legislativa, deputado estadual Renato Câmara e, ainda, o palestrante e pesquisador, Urandir Fernandes de Oliveira.

Ao fazer a saudação às autoridades e aos participantes, o Presidente do TCE-MS, Conselheiro Iran Coelho das Neves, destacou a satisfação em receber os administradores públicos e representantes dos municípios e frisou que a Corte de Contas estará sempre de portas abertas para receber os vereadores. Ressaltou que o TCE não tem medido esforços para planejar ações, desenvolver ferramentas com o propósito de somar no trabalho dos gestores.

“Primeiramente quero dizer aos vereadores que se sintam em casa, desejo que tenham um excelente seminário, e posso lhes assegurar que nossos técnicos que apresentarão os nesses dois dias de evento, estão devidamente preparados, conhecem profundamente os assuntos a serem tratados para tirar todas as dúvidas. O TCE-MS tem se colocado como um companheiro, um aliado do bom gestor e esse evento aqui hoje é prova disso”.

Em suas considerações, o Presidente da UCVMS, Jeovani Vieira dos Santos, ressaltou a satisfação e a importância da união dos dois órgãos de fiscalização (TCE-MS e UCVMS) para juntos fazer um bom trabalho com os municípios. “Agradeço imensamente esse entrosamento que o Tribunal de Contas tem procurado fazer com os vereadores no Estado, por meio de treinamentos e seminários como este”.

O presidente da UVB, Gilson Conzatti, parabenizou o TCE-MS pela receptividade aos gestores públicos municipais. “Por muitos anos, o Tribunal de Contas era um ‘bicho papão’ dos vereadores, e vendo esse evento aqui hoje, fico muito feliz em ver que esta casa tem promovido uma integração junto aos gestores públicos, dando muito mais clareza e transparência nos atos do poder legislativo desse Estado. O vereador que participa de uma atividade desta sai com mais segurança para exercer o seu mandato”, declarou.

Dando início ao momento de capacitação da manhã, com o tema, “Legislativo municipal e as consequências dos seus atos”, o assessor de Conselheiro do TCE-MS, Professor Tércio Waldir de Albuquerque, pontuou sobre alguns assuntos que gera muitas dúvidas aos vereadores, tais como a fixação de subsídios, a definição do valor de diárias e o pagamento de sessões extraordinárias.

Em sua fala, ressaltou que a Corte de Contas precisa agir como um pai que orienta seu filho, mas também, exige algumas providências mais sérias. “Tenho dito que quem em sã consciência assume a gestão de um ente público, começa ater problemas a partir de então. Por isso escolhi esse tema, as consequências geradas pelos atos praticados dos gestores públicos. O Tribunal de Contas coloca à disposição dos senhores todas as informações importantes para auxiliar na gestão, principalmente por meio do site oficial”, destacou Tércio de Albuquerque.

A programação da tarde seguiu com a participação do empresário e pesquisador Urandir Fernandes de Oliveira que explanou sobre o tema: Anomalia dos astros e bio-sistema reverso. Em seguida, a Chefe de Divisão do TCE-MS, Simone Aparecida Cabral, abordou sobre “A Formalização da Contratação Pública”.

Para falar sobre o tema “Vereador como Gestor”, a palestra contou com a participação do Chefe da Divisão de Fiscalização de Contratações Públicas do TCE-MS, Walter Mattos; do Coordenador de Gestão dos Municípios, Herbert Covre; dos Supervisores de Gestão dos Municípios, Alessandra Carlotto e Sérgio Augusto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *